Veja como montar um site moderno, de qualidade e com caracterizaras essenciais para ter visitantes recorrentes.
1- Adaptabilidade
A adaptabilidade é uma característica facilmente ignorável, mas que pode fazer diferença na hora da necessidade e da oportunidade.Um site adaptável vai tentar se adaptar ao visitante da melhor forma possível, seja através de módulos de busca, de oferecer um ambiente personalizado de acordo com as preferências, e de facilitar a sua vida.
Além disso, é fácil de você mesmo fazer adaptações em seu site conforme a necessidade, tendo a mão ferramentas de atualização que te deem um certo poder de mudar algumas coisas a mais sem que a estrutura do site seja abalada ou haja problemas para você ou para seus visitantes.
2- Extensibilidade
Quais as dificuldades que se pode encontrar para adicionar um segundo andar numa casa?
Além dos desafios básicos, do que é que vai ser construído e como vai ser feito, dificuldades que podem beirar a impossibilidade do projeto vão depender essencialmente de como a casa foi construída.
Algumas são feitas já prevendo reformas desse tipo, e por isso sua própria estrutura já facilita o trabalho.
Outras foram feitas com a preocupação de apenas concluir o que era para ser feito, sem a possibilidade de nada mais ser adicionado posteriormente sem causar estrago.
E algumas outras foram feitas apenas para quebrar o galho, e qualquer tentativa de mexer pode causar danos irreparáveis.
Com websites funciona exatamente dessa forma: dependendo de como um site é feito, pode ser esperado e até recomendado fazer atualizações e adicionar funcionalidades.
Ou pode ser feito, mas não sem refazer muito do que já havia sido feito para conseguir encaixar as novidades.
Ou pode ser impossível fazer isso sem que o site seja todo refeito (mesmo que a aparência final seja a mesma, mas a estrutura de código precisaria ser refeita).
3- Facilidade em Ser Encontrado na Internet
É comum o pensamento de que basta um site estar na internet que significa que ele poderá ser facilmente encontrado por qualquer pessoa. O que está muito longe de ser verdade, claro.
É só você pensar em quando você abre um site de busca e procura pelo termo “venda de eletrônicos”, por exemplo.
No momento que escrevo este artigo essa busca retornava 11.200.000 (onze milhões e duzentos mil) resultados. A dez resultados por página, isso daria 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) páginas de resultados.
O site na posição #10.212.888, pouco depois da milionésima página, também gostaria de ser encontrado nesta pesquisa, mas isso muito provavelmente NUNCA vai acontecer.
Para que um site seja facilmente encontrável, algumas medidas precisam ser tomadas.
Uma delas é a realização do SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca), que torna a estrutura e o conteúdo do site mais amigáveis aos sites de bugs. Outra é a instituição de uma política de atualizações frequentes ao site.
E além de tudo isso, existem dezenas de técnicas de marketing online que podem ser usadas.
4- Eficiência
Para início de conversa, todo site precisa de um objetivo. Claro, existem os que não possuem, e eles não vão ser banidos da internet por causa disso, mas sites sérios precisam de objetivos, e só assim é que conseguimos medir a sua eficiência.
Um site é eficiente quando ele consegue rápida e frequentemente atingir o seu objetivo.
Seja vender um produto, divulgar uma marca, arrecadar doações, ele é bom nisso. Uma boa porcentagem das pessoas que entram no site (de acordo com os padrões atuais) são graciosamente conduzidos ao seu objetivo, e fazem o que você quer.
Assim, nem ser encontrado facilmente na internet adianta se seu site não for eficiente em transformar visitantes em clientes.
Mas um site que tem essa facilidade e cumpre com o seu objetivo para aqueles que entram nele é uma das mais poderosas armas que o seu negócio online pode ter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário