quinta-feira, 11 de maio de 2017

Estratégia para Blogs - Quais são os valores do seu blog?

No último post da série “Estratégia para Blogs”, falei  sobre a missão do seu blog.

Presumo agora que você já tenha a definição sobre qual é essa missão, certo?

Agora eu quero dar continuidade à série levantando um outro questionamento: quais são os valores que o guiam para realizar essa missão?

valores e moral do blog


Pense comigo… Existem muitos meios para se chegar de um ponto 1 a um ponto 2. Se, por exemplo, a missão do seu blog é levar conteúdo de qualidade à todos, você pode:
  1. Escrever e produzir seu próprio conteúdo, de forma bem fundamentada e original;
  2. Copiar bons conteúdos de outros blogs e disponibilizá-los no seu blog.
Veja bem, em ambos os casos a missão está sendo cumprida, mas são valores muito diferentes que guiam esses dois métodos.

Não acha?

Antes de definir os valores do seu blog, quais são os seus valores?

Você é o criador e idealizador do seu blog, é natural que você aplique seus valores pessoais à ele também.

Tomemos como exemplo o meu blog atual..

Com apenas seis meses de vida, ele passou pela sua primeira crise existencial.

Eu, como todo blogueiro novato, comecei super empolgado, achando que iria ganhar o mundo em questão de pouco tempo.

Com os meses passando, fui vendo que as visitas não aumentavam tanto quanto eu imaginava que aconteceria e isso foi sugando todo aquele meu “espírito empreendedor”.

O blog passou cerca de cinco meses parado, tempo em que eu me dediquei ao trabalho e a considerar se eu continuaria ou não com o trabalho que eu vinha realizando.

Certo dia me perguntei o motivo pelo qual eu havia começado a publicar meus textos e me peguei viajando aos meus 13 anos de idade, época em que estava fascinado pelo desenvolvimento de sistemas (programação/codificação mesmo) e estava em uma jornada solitária aprendendo tudo com livros e conteúdo que eu achava na internet (naquela época ainda era difícil achar informações na rede).




Lembrei, então, da dificuldade que encontrei nas salas de bate-papo do mIRC sobre programação, aonde os “sabe-tudo” tiravam onda da cara dos novatos ao invés de ajudá-los.

Isso me marcou muito e percebi que o motivo pelo qual eu tinha criado o Rendas Extras Grátis era para ajudar pessoas, não para conseguir qualquer outra coisa.

Com isso em mente, tinha agora definido não só a missão do blog (ajudar as pessoas) como também os seus valores (criar conteúdo novo e de qualidade). Afinal, se eu não estou criando nada novo, não tem porque eu gastar meu tempo com isso.

OPA, pera aí! Antes de continuar e já se armar para jogar pedras em mim falando que eu crio muita coisa no blog que já existe por aí, saiba do seguinte: considero que exista uma GRANDE diferença entre um texto que explique o que é, por exemplo, a bolsa de valores e um texto que faça você realmente entender o que é bolsa de valores.

Explicar, qualquer um explica, mas fazer as pessoas entenderem de fato o que você está explicando… isso já é BEM mais difícil, e você não acha em qualquer lugar.

Seus valores definem também o valor do seu blog. Então pense direitinho e enumere alguns “candidatos”.

Pessoas diferentes, valores diferentes

Se você tem um blog em que é o único responsável por ele, ótimo.

Mas e se você resolveu criar um blog com mais dois amigos?

Afinal, pessoas diferentes tanto podem ter valores parecidos como valores completamente diferentes. Como fazer?

Bem, antes de mais nada eu acredito que se seus amigos não tivessem valores parecidos com os seus, você, além de não ser amigo deles, não os chamaria para serem seus parceiros nessa empreitada.

O importante aqui não é ter valores iguais, é ter valores semelhantes. Uma pitadinha de discordância em determinados assuntos é uma coisa boa, pois um ajuda o outro compensando os pontos fracos que todos nós temos.

Se você tem um blog que toca no mesmo “nível hierárquico” com alguns amigos (afinal, você pode ter um blog aonde escrevem 10 pessoas, mas você ainda assim mandar sozinho nele), sente com eles e coloque no papel quais são os valores que guiam todos vocês a atingir a missão que vocês estipularam ao ler o último texto da nossa série.

Definindo os valores do seu blog


  • Quais são os padrões de comportamento que guiam você como blogueiro?
  • Quais são os limites que você não quer cruzar? 
  • Quais os assuntos que não quer falar? 
  • Qual é a forma que você trata as pessoas? 
  • Como você se porta diante de algo que considera certo ou algo que considera errado? 


Essa é a hora em que você deve se fazer essas e outras perguntas, e de fato escrever em um documento quais são os valores que guiam sua vida de blogueiro.

Veja abaixo alguns exemplos que separei para que você consiga visualizar do que estamos falando.

Se são valores certos ou errados eu não posso falar, pois seria uma opinião que eu estaria dando baseada nos meus valores. Veja-os, tire suas próprias conclusões e busque identificar quais são os seus próprios valores como blogueiro.

Mais uma vez…

Não vou falar se acho esses valores certos ou errados, pois isso varia da opinião de cada um. Mas é importante mostrar o que é o valor de um blogueiro para que você mesmo possa definir os seus valores. Se gostou de algum item da lista que eu coloquei acima, você pode começar a construir sua lista a partir daí.

Considere também tornar esses valores públicos. Assim, você terá um comprometimento muito maior em seguí-los, pois poderá ser cobrado por isso no futuro.

Assine a Nossa Lista Vip

Receba no seu email Gratuitamente dicas exclusivas de Renda Extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário