Afinal, é óbvio que você saberia qual é a missão do seu blog, certo?
Então permita-me perguntar: você saberia colocar em palavras qual é a missão do seu blog?
Como você definiria de forma bem explicativa o que é o seu blog? Acho que agora peguei muita gente desprevenida…
O que é a missão de um blog?
Quando se tem uma ideia e você quer transformá-la em uma empresa, a coisa
certa a se fazer é criar um plano de negócios. Uma das
primeiras informações que devem ser inseridas nesse documento é a definição da
missão da empresa ou organização, pois é ela que informa a todos qual é a razão
da sua existência.
Com um blog não pode ser diferente.
Os blogs são montados por uma ou várias pessoas com um objetivo central em mente. Esse objetivo pode ser qualquer coisa, tal como falar sobre um determinado assunto, compartilhar notícias, ensinar algo ou simplesmente divagar sobre as idéias dos autores em textos e mais textos.
Não importa, se você tem um blog, é bem provável que ele tenha uma missão (mesmo que você ainda não tenha se tocado disso).
Com um blog não pode ser diferente.
Os blogs são montados por uma ou várias pessoas com um objetivo central em mente. Esse objetivo pode ser qualquer coisa, tal como falar sobre um determinado assunto, compartilhar notícias, ensinar algo ou simplesmente divagar sobre as idéias dos autores em textos e mais textos.
Não importa, se você tem um blog, é bem provável que ele tenha uma missão (mesmo que você ainda não tenha se tocado disso).
Por que se preocupar com isso no seu site?
Estou falando sobre este assunto porque é extremamente importante que você tenha definido em palavras qual é a missão do seu blog. Você precisa mostrar aos seus leitores porque seu blog merece ser lido e onde o leitor pode chegar seguindo seus ensinamentos. Isso irá te ajudar a:
- Produzir conteúdo;
- Reconhecer qual é e aonde está o seu público-alvo;
- Angariar leitores, assinantes e seguidores;
- Otimizar o seu blog para os motores de busca (SEO);
- Fazer contatos com outros blogueiros (networking);
- Criar estratégias de promoção do site através de marketing e publicidade;
- Criar produtos diferenciados;
- Criar um bom design para seu blog.
Deveria, mas vou te mostrar algumas outras razões pelo qual você deve criar textualmente a missão do seu blog.
Ela pode te ajudar a:
Possuir um subtítulo
Ter uma descrição curta e bem definida é uma poderosa técnica para informar aos seus leitores (e possíveis futuros leitores) o que você aborda no seu blog. Se um visitante entra no blog e não consegue entender do que tudo aquilo se trata, há uma grande probabilidade de ele sair rapidamente e não voltar mais.
Escrever a página “Sobre”
Se uma pessoa entra pela primeira vez no seu blog e você tem uma página “Sobre”, é lá que ela vai buscar informações sobre o seu blog. Por isso é importante que você tenha um texto muito bem escrito nessa página, um texto que “venda” a ideia do seu blog e incite o visitante a querer voltar e assinar. Ter a sua missão definida com certeza irá lhe ajudar muito na hora de produzir esse conteúdo.
Definir a finalidade do blog
Eu criei o blog Produzindo.net no início de 2007 e durante um ano, um ano e meio, tive problemas em descrever “o que era o meu blog”, apesar de saber plenamente o que era feito por lá. Quando você começa a blogar, é natural que o seu blog vire assunto no dia-a-dia, pois as pessoas se interessam em saber o que você faz por lá. Com uma missão definida, explicar o que é e o que você faz no seu blog será uma tarefa bem mais fácil.
Criar bons cartões de visita
Quando você começa a fazer contatos profissionais, é natural e comum que aconteça a troca de cartões de visita. Mas o que acontece se você está participando de um evento com duração de uma semana e recebeu dezenas de cartões? Você lembra de quem são todos eles?
É provável que não.
Se você colocar uma explicação do que é o seu blog no seu cartão de visitas, você aumenta a chance de lembrarem de você nessas (e outras possíveis) ocasiões, pois é mais fácil memorizar uma ideia (a missão) do que um nome, principalmente se a ideia do negocio for boa.
Vender a sua ideia para as mídias
Jornalistas são pessoas ocupadas. Mais do que isso, jornalistas recebem informações de dezenas (ou até centenas) de pessoas diferentes, de lugares diferentes, com objetivos diferentes. Ao ler a missão do seu blog, você estará ajudando o jornalista a entender o assunto que você aborda, lhe dando uma boa chance de fazê-lo ouvir o que você tem a dizer.
Vender a sua ideia para outros blogueiros
Da mesma forma que jornalistas, se você quer ser notado por um blogueiro influente, é preciso explicar muito bem a finalidade do seu blog. Eles recebem dezenas de e-mails todos os dias, por isso, mandar uma mensagem de apresentação de um blog onde não contenha informações sobre o objetivo deste blog, tem uma grande probabilidade desse e-mail ser ignorado.
Gerar acessos através da assinatura de email
É muito comum vermos as pessoas colocando o nome e link dos seus blogs na assinatura dos seus emails (não faça spam). Só que apenas uma assinatura com um nome e um link pode não fazer sentido nenhum para a maioria das pessoas. Inserir a missão junto do nome do seu blog ajuda essas pessoas a saber que tipo de conteúdo encontrarão naquele link, aumentando a possibilidade de você ganhar mais acessos.
Perfis de redes sociais
Da mesma forma que não adianta você colocar apenas um nome com um link na sua assinatura de e-mail, também não adianta você fazer o mesmo nos perfis das redes sociais que participa. O link acompanhado da missão com certeza irá angariar bem mais acessos, pois motiva o possível visitante a entrar no seu blog caso o assunto que você aborda o interessar.
Como criar uma missão
Pensando nisso, separei algumas idéias a serem pensadas quando você for definir a missão do seu blog:
Resolva um problema ou necessidade
A grande maioria dos blogs de sucesso ajudam os seus leitores a resolver algum tipo de problema ou suprir alguma necessidade específica, e o seu blog deve ter um objetivo semelhante. Identifique isso e deixe claro no texto da sua missão.
Defina a sua audiência
Essa talvez seja a informação mais importante para um blogueiro. Quem é a sua audiência? Para quem você quer escrever? Se você quer escrever sobre investimentos, deixe isso claro na missão do seu blog e escreva diretamente para esse público. Se, por exemplo, você quiser falar sobre Justin Bieber (público adolescente), não vai direcionar a escrita dos seus textos e da sua missão para pessoas idosas, não é mesmo?
Seja claro
Não deixe dúvidas, seja claro e objetivo. Quem ler a missão deve entender sozinho o que está ali, sem nenhuma dúvida subsequente ou a necessidade de ninguém explicar o que você quis dizer com aquilo
.
Seja curto
As pessoas tem uma capacidade limitada para absorver informações. Quanto menor for a sua missão, transmitindo a real ideia que você quer passar, melhor.
Seja intrigante
A missão por si só não vai fazer uma pessoa assinar o seu blog, mas deve no mínimo despertar seu interesse para conhecer o que você propõe.
A missão do Blog Rendas Extras Grátis?
Então aqui vai:
“Prover o conhecimento necessário para criar blogs de sucesso.”
Alguma dúvida? Provavelmente não. Você entendeu o que queremos? Provavelmente sim. Precisa perguntar a alguém o que queremos dizer com isso? Provavelmente não, também.
Não pare por aí
Ter uma missão representada por uma frase curta é bom por todos os motivos que eu citei até agora, mas recomendo que você não pare por aí. O que acontece se você estiver em um grande evento e conseguir capturar a atenção de um jornalista ou blogueiro conhecido falando qual é a sua missão?
Você vai se ater apenas àquela frase curta para explicar tudo o que você propõe?
Claro que não.
É por isso que você deve ter duas versões da mesma missão. Uma curta, que represente toda a ideia do blog, e outra mais longa, onde você explique com um pouco mais de detalhes qual é a sua proposta. No nosso caso, você pode encontrar essa versão “estendida” na página “Sobre“.
Mãos à obra - ponha seu blog no ar
Bom, agora chegou a hora de você sentar e desenvolver o texto da missão. Não se preocupe com o tempo que irá demorar, pois criatividade é algo que não surge sempre que queremos. Pode levar minutos, horas, dias ou até semanas, o que importa é que você consiga chegar a um resultado satisfatório.
Pare, pense, crie e depois venha aqui compartilhar conosco o resultado!
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