É incrível como os trabalhos mal feitos acabam por queimar o filme dessa prática tão útil e rentável que é o email marketing.
Essa semana a minha esposa organizou um evento para o trabalho dela e contratou um músico para tocar no evento. Conversa vai, conversa vem, e olha o que ele disse sobre o e-mail marketing:
“Poxa, funciona mesmo? Eu contratei uma empresa para divulgar o meu trabalho como músico através de uma campanha de email marketing, e por mais que tenham enviado mensagens para milhares de pessoas, não tive o retorno do meu (caro) investimento.”
Disso nós podemos tirar que a empresa tem uma lista de milhares de emails e que o cara mandou uma mensagem para todas essas pessoas sem prévia autorização.
Cara, isso não funciona!
Pelo contrário, acaba queimando o filme da sua marca ou o seu produto.
Por mais descrédito que algumas pessoas possam dar, email marketing funciona sim e essa técnica é testada e aprovada por centenas de milhares de pessoas e empresas ao redor do mundo.
Isso é um fato que não há o que discutir ou discordar.
Agora, existe uma série de itens a serem observados na hora de criar uma campanha de marketing através do envio de emails.
Hoje eu quero compartilhar com vocês as regras básicas, que devem nortear toda e qualquer campanha que for criada.
Estas regras estão no código de conduta para email marketing contido no site CAPEM (Código de Auto-regulamentação para Prática de Email Marketing).
Assim mesmo que você não crie suas campanhas pessoalmente vai ser mais fácil acertar na escolha de uma boa agência digital.
Sempre utilize o opt-in em seus emails
Se você quer enviar emails para o seu público, você precisa que eles se cadastrem de alguma forma.
Isso se chama opt-in.
Se você tem um site, você não deve cadastrar emails de ninguém por conta própria.
É necessário que você disponibilize um formulário em algum lugar, aonde o usuário poderá preencher suas informações e se cadastrar. Se você não tem um site, pode fazer esse formulário em papel mesmo.
Sempre disponibilize o link de opt-out
Da mesma forma que você tem que disponibilizar uma forma dos usuários se cadastrarem (opt-in), você precisa também disponibilizar uma maneira prática para eles saírem da sua lista de emails (opt-out).
Envie emails sempre a partir de um domínio próprio
Todo e qualquer envio deve ser realizado através de um domínio próprio.
Nunca, em hipótese alguma, envie mensagens em nome de outras pessoas que não façam parte do mesmo grupo de empresas ou de sites. Por exemplo, eu, como sócio-fundador de vários sites e blogs, posso enviar campanhas em nome de qualquer um desses, mas nunca poderei enviar nada em nome da Microsoft.
É meio óbvio, mas esse é um ponto importantíssimo que tem que ficar claro para todos.
Disponibilize a política de privacidade e termos de uso
Nunca compartilhe a sua lista de e-mails
Essa seja, talvez, a regra mais importante de todas.
- NUNCA compartilhe a sua lista de emails com ninguém e com nenhum outro site, mesmo que seja do mesmo grupo.
Se você se cadastrar no nosso newsletter e começar a receber mensagens do meu outro blog, de outro tipo de assunto, há uma grande probabilidade de você não gostar e querer sair de ambas as listas, além da possibilidade de marcar qualquer um dos dois como SPAM.
Se você quer fazer uma campanha de email marketing efetiva, comece por obedecer a essas regras.
Acompanhe o nosso blog, pois iremos sempre dar dicas que irão enriquecer os seus conhecimentos sobre marketing digital e diversos outros assuntos.
Até a próxima!
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